INTRODUÇÃO
Depois de estudarmos sobre o Projeto Original do Reino de Deus e a Mensagem do Reino de Deus, estudaremos sobre a Vida do Novo Convertido, ou seja, sobre o verdadeiro significado do novo nascimento e da nova vida em Cristo Jesus. Apesar de ser um assunto já conhecido pela Igreja, faz-se necessário estudá-lo nesta ocasião, tendo em vista que alguns cristãos, por desconhecerem essas doutrinas bíblicas, caminham para extremos perigosos: ou buscando uma vida ascética, isolando-se da sociedade ou vivendo nas mesmas práticas de outrora, não demonstrando nenhum sinal de arrependimento e mudança de vida. Por isso, nesta lição, estudaremos o que é o novo nascimento, os resultados do novo nascimento e o verdadeiro significado de tornar-se uma nova criatura em Cristo.
I - O SIGNIFICADO DO NOVO NASCIMENTO
1.1 Definição. É o milagre operado no espírito do homem, através do qual ele é recriado em conformidade com a natureza divina. O novo nascimento significa a entrada do homem no Reino de Deus (Jo 3.1-6. Assim como ninguém pode ser contado como cidadão antes do seu nascimento, semelhantemente, ninguém pode pertencer ao Reino de Deus antes de nascer de novo. Esta experiência aparece na Bíblia sob diferentes nomes: Nascer da
água e do Espirito (Jo 3.6); Criado em Jesus Cristo (Ef 4.24; Cl 3.10); Tornar-se Nova Criatura (2 Co 5.17); Ser gerado novamente (1 Pe 1.3); e Nascido de Deus (1 Jo 2.29; 3.9; 5.18; 4.7).
1.2. O Novo Nascimento é um Milagre. No diálogo de Jesus com Nicodemos, podemos observar que aquele príncipe dos judeus, mesmo sendo um mestre em Israel, não compreendeu o verdadeiro significado dessa experiência. Por isso, ele perguntou a Jesus: “Porventura, pode tornar a entrar no ventre de sua mãe e nascer?” (Jo 3.4,5). E por que ele não compreendeu? Porque milagre não se explica! E é por meio desse milagreque o homem, através da regeneração, passa de um pecador condenado (Rm 3.23; 6.23); morto em ofensas e pecados (Ef 2.1-4; Cl 2.13; 1 Tm 5.6); separado de Deus pela ignorância e pela dureza de coração (Ef 4.19); e, pela fé em Cristo, torna-se uma nova criatura (2 Co 5.17); concidadão dos santos e família de Deus (Ef 2.19);ressuscita juntamente com Cristo para uma nova vida (Ef 2.5,6); e já está assentado nos lugares celestiais em Cristo (Ef 2.6).
1.3. O Novo Nascimento Não é Operado Pela Vontade Humana. O apóstolo João diz que aqueles que receberam a Cristo “…não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão…”. Isto nos ensina que o novo nascimento não ocorre por meio de esforços humanos, ou seja, é inútil alguém obter esta experiência sem um autêntico encontro com Cristo. Por isso, ele diz “… mas de Deus” (Jo 1.13). É Deus quemrealiza a regeneração, através do Espírito Santo.
1.4. O Novo Nascimento é Operado Pelo Espírito Santo. O Espírito Santo é o agente que leva o homem ao novo nascimento. Ele convence o homem do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16.8,9), abre-lhe o entendimento para compreender a vontade de Deus (2 Co 4.6; 1 Tm 2.4), despertando-lhe o desejo de ser salvo. O mesmo Espírito leva o homem a decisão de receber a Jesus, que, pela sua morte e ressurreição ganhou salvação paratodos (1 Pe 1.3). Quando o homem recebe a Jesus, lhe é dado o poder de ser feito filho de Deus (Jo 1.12,13).
II - RESULTADOS DO NOVO NASCIMENTO
Por meio dessa operação sobrenatural, Deus restaura a Sua imagem e semelhança no homem, que por causa do pecado foi afetada, e o crente torna-se participante da natureza divina (2 Pe 1.4), e também participa da santidade de Deus (Hb 12.10). Além disso, o cristão recebe, pela regeneração, tanto uma nova direção para a sua vida, como poder de Deus para seguir essa direção. Vejamos:
Seu pensamento mudou; ele pensa diferentemente, de conformidade com a vontade de Deus (Cl 3.10; Fp 4.7);
Seu entendimento se abriu para as coisas de Deus, pois antes não as entendia (1 Co 2.15; 2 Co 4.6) e Deus o renova para o conhecimento (Cl 3.10);
Seu sentimento registra o gozo pela presença de Deus (Sl 16.11); agora ele ama a Deus (1 Jo 4.19) e aos irmãos (1 Jo 3.14);
Sua vontade, que antes era escravizada pela carne (Ef 2.2,3; Is 53.6), conforma-se com a vontade de Deus (Mt 6.10; 1 Pe 1.22; 4.2; At 13,22);
Sua consciência, agora purificada (Hb 9.14), torna-se sensível a direção de Deus (Rm 2.15);
Ele não está mais debaixo da carne, mas do Espírito (Rm 8.9). A sua velha natureza, não foi aniquilada, mas está dominada pela nova natureza (G1 5.16,17; Rm 8.12,13).
III - QUE SIGNIFICA “TUDO SE FEZ NOVO”?
Escrevendo aos coríntios, o apóstolo Paulo diz: “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (II Co 5.17). Vejamos, então, o que significa esta expressão:
3.1. Novo ambiente. O ambiente de outrora, onde prevalecia o pecado e a iniquidade (Lc 15.13,30) é substituído por outro, onde tudo é justiça, paz e alegria no Espírito Santo (Rm 14.17). E o crente passa, então, a ter prazer em estar na casa de Deus (Sl 84.1-4,10; 122.1; At 5.42).
3.2. Novos amigos. Os amigos do passado, que contribuíam para a vida de pecado (II Sm 13.3-5) são substituídos por outros que o ajudam a caminhar para o céu (Sl 1.1,2; Pv 18.24). Não significa, entretanto, tornarse inimigo, e sim, deixar de compartilhar de suas práticas pecaminosas.
3.3. Nova Visão. A visão, que era para baixo e sem nenhuma perspectiva (Ef 2.12), agora faz jus ao termo grego para a palavra “homem”, que é “anthropos”, e significa “aquele que olha Para cima”. Veja o que diz (Hb 12.2).
3.4. Novo Senhor. No passado, o senhor era fraudulento, enganador, traiçoeiro e vingativo (Jo 10.10; I Pe 5.8).
Agora, o Senhor é misericordioso, compassivo, amoroso, justo e pronto para perdoar (Sl 103.8; Jl 2.13; I Jo 4.8).
3.5. Novo destino. O homem, que outrora era filho da ira e caminhava para o inferno (Jo 3.36; Ef 2.3) caminha agora para a vida eterna (Jo 3.16; I Jo 2.25).
IV - OS REFLEXOS DA NOVA VIDA NA SOCIEDADE
A nova vida em Cristo irá refletir não apenas na vida pessoal do cristão, mas também no seu lar, ambiente de trabalho e na sociedade. Isto porque, a partir de então, o crente passa a ser guiado pelo Espírito (Rm 8.14; Gl 5.18) e faz da Bíblia a sua regra de fé normativa (2 Tm 3.14-17). Vejamos alguns exemplos:
4.1. Os reflexos da nova vida no lar. É no ambiente familiar onde o novo crente manifesta a transformação espiritual, bem como os primeiros frutos. A vida que outrora era caracterizada pelas obras infrutuosas da carne, tais como: prostituição, adultério, iras, pelejas, dissenções e coisas semelhantes a estas (Gl 5.19-21), passa agoraa valorizar o matrimônio e a fidelidade conjugal (Ef 5.22-31; Hb 13.4). Essa mudança também deve refletir no relacionamento entre pais e filhos, onde os filhos passam a honrar os pais (Ef 6.1-3; Cl 3.20), e os pais, consequentemente passam a criar os filhos no temor do Senhor, não lhes provocando a ira (Ef 6.4; Cl 3.21).
4.2. Os reflexos da nova vida no trabalho. Os efeitos da nova vida em Cristo também irá refletir no ambiente de trabalho. O patrão não mais explorará seus empregados (Tg 5.1-6; Cl 4.1), nem sonegará impostos (Lc 20.21-25; Mt 17.24-27; Rm 13.7) nem fará ameaças a seus trabalhadores (Ef 6.9). O trabalhador, por sua vez, não negligenciará suas responsabilidades, (Ef 6.5; I Tm 6.1;Tt 2.9) e realizará suas atividades, como se estivessefazendo ao Senhor (Ef 6.6; Cl 3.23 ).
4.3. Os reflexos da nova vida na sociedade. Como sal da terra e luz do mundo o novo crente passa a produzir frutos dignos de arrependimento e a resplandecer no mundo de trevas (Mt 5.13-15).
V- COMO DEVEM ANDAR AS NOVAS CRIATURAS
Em suas epístolas, o apóstolo Paulo ensina como devem andar as novas criaturas. Vejamos:
Andar em novidade de vida (Rm 6.4); Andar em amor (Ef 5.2);
Andar honestamente (Rm 13.13); Andar com prudência (Ef 5.15);
Andar em Espírito (Gl 5.16); Andar com sabedoria (Cl 4.5).
CONCLUSÃO
Quando uma vara é enxertada na árvore, ela se torna participante, não só da raiz e da seiva (Rm 11.17), mas também da natureza da árvore, o que se verifica na qualidade do fruto que essa vara agora produz (Jo 15.1-5). Assim também acontece com aqueles em cujas vidas, pelo novo nascimento, operou a influencia divina. Ele, antes estava escravizado pela própria carne; agora, pelo novo nascimento, tornou-se filho de Deus (Jo 1.12) e um súdito do Seu reino (Jo 3.5; Ef 2.19).
REFERÊNCIAS
Bíblia de Estudo Pentecostal. Donald C. Stamps. C.P.A.D.
Teologia Sistemática. Eurico Bergstén. C.P.A.D.
Lições Bíblicas Jovens e Adultos. 1º Trimestre 1996. C.P.A.D.
Publicado no site da Rede Brasil de Comunicação
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