Rádio Harpa cristã

29 de maio de 2012

Deus Não Se Esquece dos Esquecidos!


“DEUS NÃO SE ESQUECE DOS ESQUECIDOS!”
Lucas 7:11-17

As grandes celebrações dos céus em honra ao nosso Deus, não O impede de vir a nós, nos tocar, de nos levantar para a vida. Deus não se esquece dos esquecidos!

Jesus estava em Cafarnaum onde a Sua fama crescia rapidamente e então, sem se saber a razão, Ele se dirige à cidade de Naim com Seus discípulos e uma grande multidão. Todos tiveram que viajar durante um dia para chegar até Naim.

Eu levanto uma questão:
• Quem o conduziu para lá?
• Por que Ele deixa o cenário impactante de Cafarnaum, para caminhar um dia de viagem a “uma cidade esquecida”?
• Jesus sempre se deixou conduzir pelo Espírito Santo, pois é Ele que mostra a vontade de Deus sobre a terra.
• Certa vez Jesus ensinou o seguinte:
o  A minha comida [i.e. o que sustenta a minha vida neste mundo] é fazer [i.e. obedecer, agradar] a vontade daquele que me enviou e concluir a sua obra. (Jo.4:34 NVI)

O que se passava no interior de Jesus nós sabemos, mas como seriam os pensamentos daqueles que O seguiam? Talvez eles fossem assim:
• “Nós temos viajado durante quase um dia inteiro e nada de extraordinário está acontecendo! Por que Ele saiu de Cafarnaum para se meter nessa região? Alguma coisa está errada!” Talvez você diga: “Por que isso está acontecendo comigo? O que eu estou fazendo aqui? Por que eu vim a este lugar? Por que estou lendo estas coisas?”

Você pode não entender tudo agora, porque lhe falta discernimento espiritual.
• A Bíblia diz:  Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. (1 Co.2:14 RC)
• Muitas vezes queremos entender o que nos acontece com a razão ou a lógica e ficamos confusos.

Nós não entendemos tudo, mas nesses momentos, nós precisamos reavivar nosso amor por Deus e confiar Nele!
• A Bíblia ensina que:  (...) sabemos que tudo quanto nos acontece está operando para o nosso próprio bem, se amarmos a Deus e estivermos nos ajustando aos planos Dele. (Rm.8:28 BV)

Ao chegarem a Naim perceberam a razão do seu nome, pois Naim significa “beleza” ou “deleite”. No entanto, chegando perto do portão da cidade, eles se depararam com um cortejo fúnebre e grande parte dos moradores da cidade o seguia.

Chegara o momento de todos entenderem a razão da dura caminhada! Eles perceberam o encontro de dois grupos:
1. O encontro do grupo da esperança com o do desespero. O grupo de Jesus era cheio de expectativa e o grupo do cortejo fúnebre sem esperança.
2. O encontro de dois filhos únicos. “Um” que estava vivo, mas que estava destinado a morrer, o outro estava morto, mas destinado a viver.
3. O encontro entre duas pessoas sofredoras. Jesus, o “homem de dores” que prontamente se identificou com o sofrimento daquela mulher e a ajudou. A viúva, uma mulher sofredora pela morte de seu único filho e que agora se encontrava sozinha, que “seria esquecida” e abandonada numa sociedade sem recursos para cuidar dela.
4. O encontro de dois inimigos, o da vida e o da morte. Por mais que o ser humano tenha que encarar a morte, ela sempre será estranha, pois Deus não nos criou para passarmos pela morte. Ela é conseqüência da rebeldia humana.

Jesus tocou no caixão e disse: “Moço, eu ordeno a você: levante-se!”
• O jovem sentou-se no caixão e começou a “falar”, termo que no grego é laléo e que significa pregar, proclamar coisas “grandiosas e absolutas”.
• É isso o que acontece com os que são tocados pelo poder de Deus: Suas vidas e declarações mudam!
• Todos foram tocados por Deus, a ponto de exclamarem: “Que grande profeta apareceu entre nós! Deus veio salvar [i.e. visitar, ajudar, libertar] o seu povo!”

Nós também nos animamos em Deus e O glorificamos!
• Fazemos isto porque um dia nós nos sentíamos esquecidos e Ele nos visitou.
• Nossa expressão era de infelicidade e morte. (cf. Rm.7:24)
• Mas Jesus parou o nosso cortejo fúnebre, confrontou o que estava nos destruindo, teve pena da nossa dor e gritou nos nossos ouvidos: “Eu vim e morri por você, ressuscitei por você, derramei o meu Espírito sobre você, para que voltasse a viver!”
• Eu não fui esquecido por Deus e você também não é!
• Em Jesus, sempre haverá uma nova chance, sempre haverá vida e uma caminhada de esperança!

Autor: Pr. Walter de Lima Filho

0 comentários:

Postar um comentário