Rádio Harpa cristã

15 de maio de 2012

O que pode ameaçar nosso futuro?

Provérbios 23.18 nos assegura que a esperança do justo não será frustrada. Porém, no versículo 17, há uma recomendação para que a promessa do Senhor se cumpra: Não tenha o teu coração inveja dos pecadores; antes, sê no temor do SENHOR todo o dia. O autor de Provérbios faz essa recomendação porque, mesmo tendo se tornado justo pelo sacrifício de Jesus, o cristão permanece imperfeito, e, como tal, está sujeito às mesmas emoções que experimenta aquele que não teme ao Senhor. A diferença é que o justo, pela ação do Espírito Santo, tem condições de dominar e sobrepor seus pensamentos e suas emoções negativas. Além de danos ao próximo, a inveja pode levar o cristão à apostasia, à queda e ao fracasso. O Salmo 73 relata a história de um justo que sofreu, e quase se desviou dos caminhos do Senhor, porque invejou o soberbo e a prosperidade do ímpio.

Fazer comparações entre os seus bens e os do outro poderá levá-lo a murmurar contra Deus, desanimar, desviar-se da fé e caminhar rumo à queda. A murmuração é uma queixa descabida contra Deus; uma reclamação repetida no íntimo que nos leva a indagar: "Digo não ao pecado, ajudo as pessoas, oferto para a obra do Senhor, e a minha situação só piora! Enquanto isso, o ímpio vive no pecado, blasfema contra Deus, e está numa boa, tem saúde, vive bem com a família e tem dinheiro sobrando".

Quando alguém diz coisas desse tipo, indiretamente está falando que Deus não é sufi cientemente bom ou poderoso para ajudá-lo. A murmuração é um pecado terrível, que está ligado à incredulidade, e Deus costuma punir severamente quem a pratica.A comparação pode deixar-nos perturbados e desanimados. Assim aconteceu com o salmista. Após comparar sua vida com a do ímpio, ele constatou: Quando pensava em compreender isto, fiquei sobremodo perturbado (Sl 73.16). A perturbação nos impede de ver a situação como ela de fato é e de tomar as medidas necessárias para solucionar a crise. Assim, em vez de avançarmos rumo ao que Deus tem para nós, ficamos pelo meio do caminho ou, pior, retrocedemos. E é isso que o diabo quer: ver-nos derrotados e frustrados, destruir a nossa confiança em Deus e o nosso testemunho. Mas, se buscarmos ajuda no Senhor, poderemos reverter essa situação de paralisia espiritual e derrota. Do contrário, estaremos à mercê do inimigo.

Felizmente, quando o salmista compreendeu que estava prestes a desviar-se, ele reconheceu sua necessidade de Deus, foi ao templo buscar o socorro do Eterno e deixar-se instruir por Ele. Percebeu que, no final, o ímpio será destruído, enquanto o justo estará para sempre com o Senhor (Sl 73.17-20). Em meio às lutas, tempestades, decepções, frustrações que experimentamos nesta vida, precisamos correr para junto do Senhor, depositar a nossa esperança e confiança nele e em Sua Palavra. Assim, teremos fé, ânimo, equilíbrio e sabedoria para trilhar o caminho que nos foi proposto pelo Altíssimo. Andando no temor do Senhor todo dia, alcançaremos o cumprimento de Suas promessas e o bom futuro que Ele nos reservou.

Autor: Pr. Silas Malafaia

0 comentários:

Postar um comentário