Rádio Harpa cristã

24 de maio de 2012

A progressiva revelação da vontade divina


Por que às vezes é difícil compreender o que o Senhor quer de nós e esperar o tempo necessário para que a promessa que Ele nos fez se cumpra?


Ao longo de toda a Bíblia, há relatos sobre as inúmeras maneiras pelas quais Deus revela ao ser humano a Sua vontade soberana: pela Sua Palavra, por intermédio de um servo Seu que nos traz um conselho ou uma orientação especial, por meio de uma pregação, de um testemunho, de visões ou sonhos. Contudo, precisamos discernir se é o Senhor mesmo que está por trás da revelação ou se é o enganoso coração humano.

Devemos orar e pedir a Deus que confirme se os sonhos, visões e revelações realmente procedem dele ou se são apenas um produto da atividade do nosso inconsciente. Nas visões e nos sonhos, o Senhor se utiliza de elementos de nosso cotidiano e de experiências gravadas em nossa mente para falar conosco de modo que o entendamos. Foi assim, por exemplo, no primeiro sonho de José, no qual este viu 11 feixes de trigo se curvarem diante dele (Gn 37.5-7), simbolizando que seus 11 irmãos se submeteriam a ele. O dia-a-dia de José se passava no campo, e a grande seca que se sucederia em alguns anos traria fome a terra; então, o Senhor se utilizou de um elemento agrícola, o trigo, para sinalizar a José o que aconteceria no futuro. Deus o colocaria numa posição de honra e comando, a fim de assegurar provisão de pão a sua família, aos egípcios e povos de outras nações durante sete anos de fome que assolariam a região.

Em Atos 10, a Bíblia relata a visão de Pedro sobre os animais imundos que Deus ordenou que o discípulo matasse e comesse, simbolizando a aceitação pelo Senhor das orações do gentio Cornélio, as quais resultariam em salvação daquele homem e de toda a sua família. Na visão de Pedro, no sonho de José e em outras manifestações de Deus a homens e mulheres na Bíblia, constatamos que houve períodos de adversidade e de espera, às vezes longos, até a concretização daquilo que o Senhor lhes havia mostrado. Tudo o que lemos na Bíblia ou num livro cristão, que ouvimos na igreja ou numa pregação a que assistimos pela televisão são mensagens de Deus para fortalecer nossa fé, ampliar nossa visão e sinalizar que a vontade dele se cumprirá em nossa vida. É o modo de, algumas vezes, o Pai nos lembrar de que, por pior que seja a situação, Ele está no controle de todas as coisas e cumprirá Seus propósitos para nós.

Saiba que a vontade de Deus sempre se manifestará em meio às contradições da vida, porque essa é forma de Ele evidenciar que tudo o que há no universo lhe é sujeito (1 Co 15.27). Não dê lugar ao medo, à impaciência e à incredulidade. Aquiete-se e constate que o Senhor é Deus (Sl 46.10). Confie nele a despeito das circunstâncias contrárias, pois, ainda que tudo seja diverso do que Deus falou, Ele tem poder para mudar a situação e operar o milagre esperado. Sendo assim, faça a sua parte e deixe o resto com o Senhor, pois no tempo determinado por Ele tudo o que lhe foi prometido acontecerá.

Autor: Pr. Silas Malafaia

0 comentários:

Postar um comentário