Rádio Harpa cristã

24 de outubro de 2012

A unidade na diversidade


Uma sexta razão para considerar a Bíblia como a Palavra de Deus revelada é a extraordinária unidade desse livro. Esse argumento é antigo, mas sólido. É do tipo que cresce em força quanto mais se estudam os documentos. A Bíblia é composta de 66 livros, escritos num período de aproximadamente 1500 anos (1450 a.C. a 90 d.C.) por mais de 40 pessoas. Esses indivíduos provinham de diferentes níveis da sociedade e de diversas origens. Alguns eram reis. 


Outros eram políticos, sacerdotes, profetas, um coletor de impostos, um médico, um fazedor de tendas, pescadores. Se perguntados sobre absolutamente qualquer assunto, eles teriam tido pontos de vista os mais diversos, como as opiniões de pessoas que vivem hoje. Contudo, juntos produziram um volume que é uma unidade maravilhosa em termos de doutrina, pontos de vista históricos, ética e expectativas. É, em resumo, uma única narrativa sobre redenção divina, que começou em Israel, centrada em Jesus Cristo, e culmina com o fim da história. A natureza dessa unidade é importante. Como assinalou R. A. Torrey:


Não é uma unidade superficial, mas uma unidade profunda. Na superfície, por vezes encontramos aparente discrepância e desacordo, mas, à medida que estudamos, a aparente discrepância e o desacordo desaparecem, e surge uma unidade profunda subjacente. Quanto mais profundamente estudamos, mais completa descobrimos ser a unidade. Esta é também orgânica — quer dizer, não é a unidade de uma coisa sem vida, como uma rocha, mas de algo vivo, como uma planta. Nos primeiros livros da Bíblia temos o pensamento germinador; quando continuamos a leitura, vemos a planta, mais à frente o botão, depois a flor, e mais tarde o fruto maduro. Em Apocalipse encontramos o fruto maduro de Gênesis. (Torrey, 1904- 1906, p. 26)


O que sustenta essa unidade? Só há uma coisa capaz de fazê-lo: a mente perfeita, soberana e orientadora de Deus por trás dos esforços de mais de 40 autores humanos.


BOICE, James Montgomery. Fundamentos da fé cristã. Rio de Janeiro: Central Gospel, 2011, p. 55.



Autor: James Montgomery Boice

0 comentários:

Postar um comentário