Rádio Harpa cristã

17 de março de 2010

O MARAVILHOSO PLANO DE SALVAÇÃO DE DEUS PARA TODOS OS HOMENS.

No Livro de Marcos 16.15,16 ; temos uma ordenança de Jesus para a sua Igreja: “ E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.”

Se somos filhos de Deus, Igreja do Senhor Jesus, esta ordenança deve ser vivida por nós na prática. Contudo, uma pergunta paira em nossas vidas: Como falar de Jesus àqueles que ainda não o conhece?

A própria Palavra de Deus, apresenta para nós recursos inumeráveis para falarmos de Jesus àqueles que estão perdidos, sem salvação.

O que vamos considerar neste estudo de forma simples, são alguns pontos fundamentais e necessários na apresentação do Plano de Salvação.

As oportunidades para evangelizarmos alguém, podem aparecer a qualquer momento em nossas vidas. Elas podem surgir num ônibus, numa praça, dentro de sala de aula, na casa de um vizinho, andando na rua. Na verdade, o que precisamos é Ter olhos espirituais, para percebermos a ação do Espírito Santo de Deus em nossas Vidas, nos convidando para cumprir a grande ordenança do Senhor Jesus, pregar o evangelho.

É importante, e necessário numa abordagem evangelística, que o servo de Deus, sempre inicie onde a pessoa está e naquilo que o mesmo está fazendo. Numa situação de evangelismo não pode haver cortes no diálogo, mas com naturalidade o evangelista deve com estratégia introduzir na mesma conversa o plano de salvação. Jesus o maior evangelista que o mundo já viu, agia desta forma. Lembra da Mulher Samaritana? ( João 4 ) – Jesus aproveitou o que a mulher estava fazendo para evangelizá-la. A mulher estava apanhando água. Jesus aproveita e pede que ela lhe dê de beber. Percebeu a estratégia na forma de evangelizar? Jesus não começou dizendo para a mulher que Ele era o Salvador do mundo, mas iniciou no que ela estava fazendo, a mulher estava tirando água. Ao ler todo o texto você verá que no decorrer do diálogo, Jesus gradativamente vai envolvendo a mulher, levando-a a entender que a única água verdadeira capaz de saciá-la eternamente era Ele mesmo, o Messias Prometido.

Passamos a entender então que se estou evangelizando um padeiro, o meu diálogo deverá estar ligado a pão, e assim sucessivamente com as demais pessoas.

Os pontos que estaremos abordando a seguir deverão constar todos num diálogo evangelístico sem exceção, e de forma ordenada como estaremos expondo.

VERDADES A SEREM APRESENTADAS NUMA ABORDAGEM EVANGELÍSTICA.

1- A REALIDADE DE QUE TODOS OS HOMENS ESTÃO EM PECADO. - O ouvinte precisa saber que todas as pessoas estão em pecado. Para isto é necessário citar o texto referente a esta verdade. ( ROMANOS 3.23 ) “ Porque todos pecaram e destituídos estão da Glória de Deus; “ – Neste ponto do diálogo, você irá mostrar para o ouvinte, que não se trata apenas de pecados que cometemos no dia a dia, mas além destes, o fato de já nascermos com o pecado e estarmos afastados da Glória de Deus. O homem por ele próprio não tem condições de se chegar a Deus.

2- A CONSEQÜÊNCIA DO PECADO NA VIDA DO HOMEM. - Depois de Ter mostrado para o ouvinte a realidade do pecado, você mostrará para ele, que este pecado, traz conseqüências graves para o homem. Você o informará de que na Palavra do Senhor, em ROMANOS 6.23, a Bíblia nos diz: “ Porque o salário do pecado é a morte, mas o Dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor.” – Deve-se abordar ao ouvinte, que esta morte da qual a Bíblia nos fala, não é tão somente uma morte física, mas Deus está nos falando de uma Morte eterna, ou seja separação eterna de Deus.

3- O AMOR DE DEUS – agora é o momento no diálogo em que o evangelista, apresenta o grande amor de Deus para com todos os homens. ( JOÃO 3.16 ) – “ Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” – Neste ponto, você vai dizer para ele que Deus o ama e com certeza não quer que ele se perca. A prova disso é que este amor de Deus, foi revelado através da morte de Cristo na Cruz pêlos nossos pecados.

4- SÓ O PECADOR PODE TOMAR A DECISÃO DE ACEITAR A JESUS COMO SALVADOR. – agora já chegando ao final da conversa, você estará dando ao ouvinte a oportunidade para ele tomar sua decisão ao Lado de Jesus. Para isso, você citará para ele, ROMANOS 10.9 – “ Porque, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo.”

Após recitar o versículo para ele, você deverá convidá-lo a tomar uma decisão, aceitando Jesus como seu único e suficiente Salvador. Ao tomar a decisão, você deverá levá-lo a fazer uma oração de confissão e arrependimento diante do Senhor Jesus. Ore com ele pois é um bebê espiritual que precisa muito do nosso apoio e acompanhamento.

QUE DEUS TE ABENÇOE E O FAÇA PROSPERAR RICA E ABUNDANTEMENTE NA OBRA DA EVANGELIZAÇÃO.

Pr. Waldyr Silva do Carmo.

0 comentários:

Postar um comentário