Rádio Harpa cristã

9 de maio de 2012

A estratégia que se aprende na Bíblia



No princípio criou Deus os céus e a terra (Gn 1.1). Já na primeira frase da Bíblia podemos verificar tudo o que é preciso para desenvolver estratégias. Por ser bastante conhecida, não é comum que as pessoas escolham exatamente essa frase para uma reflexão mais profunda, até porque, depois desse versículo, há milhares de outros contendo infinita sabedoria. A sabedoria de Deus escolhe momentos muitas vezes inesperados para se revelar à consciência dos seres humanos. Certo dia, sem mais nem menos, um amigo me alertou: "Já percebeu que tudo no mundo se realiza a partir dessas palavras?". Então passei a prestar atenção ao significado de cada palavra e vi que elas formam o primeiro grande exemplo de estratégia para realização. Vejamos: Princípio significa tempo. Criou significa ação. Deus significa poder. Céus significa espaço. Terra significa matéria. Aí estão os cinco elementos — tempo, ação, poder, espaço e matéria — que devem compor uma boa estratégia na empresa, por exemplo.

Vamos então aprender, com a Bíblia, mais uma lição importante para nossa vida diária. Devem estar claramente definidas, em toda estratégia, a data inicial, as datas intermediárias, as datas de finalização das ações e da coleta de resultados. Portanto, deve ser claramente estabelecido e gerenciado o elemento TEMPO. Para que a estratégia possa ser vencedora, a empresa precisa definir qual é o seu PODER no mercado em que atua. Trata-se de uma empresa com poder econômico superior aos seus concorrentes? Ou seu poder está na força de sua marca? Estaria em sua imagem de empresa inovadora, ou na proximidade com o mercado consumidor, ou ainda em outras vantagens competitivas? Uma estratégia vencedora fundamenta-se no uso correto do poder que a empresa possui, o que inclui, é claro, a capacidade de investimento da própria empresa e de seus concorrentes.

O que se planeja só terá valor se for acompanhado de AÇÕES, organizadas em um plano realizável e, principalmente, realizado. Muitas empresas traçam inúmeras estratégias, bem preparadas e fundamentadas, mas não conseguem pôr em prática aquilo que planejam. A falta de ações concretas é como a falta de estratégia: em ambos os casos, não se chega a nenhum resultado. O mercado é um ESPAÇO determinado, seja por características dos clientes e consumidores, seja por delimitações geográficas, por necessidades e expectativas de produtos e serviços, ou qualquer outra característica. Todo mercado é sempre um espaço a ser preenchido.

Finalmente, o produto ou serviço oferecido corresponde ao que a Bíblia nos indica como MATÉRIA, que deve ser desenvolvida estrategicamente para atender aos elementos anteriores. Assim, ao preparar uma estratégia, lembre-se da primeira e milenar frase da Bíblia e dos elementos nela indicados: No princípio (tempo) criou (ação) Deus (poder) os céus (espaço) e a terra (matéria). Se todos esses elementos estiverem bem articulados e desenvolvidos, a estratégia terá grandes possibilidades de dar certo. Afinal, sem qualquer sombra de dúvida, realmente a Bíblia tem toda a razão!

Autor: Prof. Gretz

0 comentários:

Postar um comentário