Rádio Harpa cristã

23 de setembro de 2012

Apenas 2,7% dos brasileiros casados se uniram só na igreja

Dados do Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio), divulgados pelo IBGE nesta sexta-feira (21), revelaram que cerca de 2,7% das pessoas que se declararam casadas concretizaram a união apenas numa cerimônia religiosa, cuja denominação não foi determinada pela pesquisa.


Pelos dados do IBGE, 57,1% dos brasileiros vivem sob uma união conjugal. Desse total, 37,2% eram casadosno civil e/ou no religioso e 19,8% coabitavam em uma união consensual.

Apesar de revelar que algumas pessoas ainda consideram o casamento religioso algo importante, o que mais chamou atenção na pesquisa foi o aumento na quantidade de solteiros e divorciados.

Em 2009, o país contava com 62,2 milhões de solteiros e 7,8 milhões de divorciados contra 66,6 milhões de casados, diz o estudo. Em 2011, os números mudaram para 72 milhões, 8,9 milhões e 59,7 milhões, respectivamente. Ou seja, mais de 10 milhões de pessoas entraram para o "time dos desimpedidos".

A região Norte é a que concentra o percentual mais alto de solteiros – 62% da população. Por outro lado, as regiões Sudeste e Sul apresentam os percentuais mais altos de casados. Por não terem formado uma união consensual ou religiosa sem registro civil estas pessoas são consideradas ainda como solteiras.

A Pnad de 2011 apresenta dados inéditos em relação à 2009. Sobre o tema da nupcialidade, foram incluídas perguntas sobre o estado conjugal de pessoas com mais de 15 anos, além da natureza de sua união. Dessa forma, não é possível fazer comparações com outras pesquisas.



The Christian Post

0 comentários:

Postar um comentário