"Clama em alta voz, não te detenhas, levanta a tua voz como a trombeta e anuncia ao meu povo a sua transgressão, e à casa de Jacó os seus pecados" [Isaías 58].
Apóstolo é uma palavra derivada do grego que significa enviado. Jesus escolheu doze homens [Mateus 10], e, os enviou para diversos lugares para pregarem a chegada das Boas Novas e para lançarem as bases da Igreja [Efésios 2].
Quando foram chamados para servir, eles de dedicaram a ser testemunhas para o mundo dAquele que os chamara.
Outrossim, com a traição de Judas Iscariotes, Matias foi escolhido para ocupar seu lugar no apostolado, mas, lhe necessário foi, pois, “que, dos homens que conviveram conosco todo o tempo em que o Senhor Jesus entrou e saiu dentre nós, começando desde o batismo de João até ao dia em que de entre nós foi recebido em cima, um deles se faça conosco testemunha da sua ressurreição” [Atos 1]
Outro famoso apóstolo, Paulo de Tarso, o apóstolo dos gentios, não foi testemunha ocular de Jesus Cristo, mas convertido através de visões do Jesus ressuscitado [Atos 9.15], tornou-se um dos mais ardentes apóstolos, e assim com Barnabé [Atos 14.14], tomaram parte do apostolado pelo chamado do Espírito Santo, “ Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado” [Atos 13.2].
Notamos que tanto Paulo como Barnabé, foram chamados pelo Espírito Santo, porém, encontramos Filipe, a quem o Espírito Santo operou maravilhas [Atos 8], que não foi chamado de apóstolo, mas, somente os quinze varões acima arrolados biblicamente, foram chamados de apóstolos!
Outro relato bíblico que nos traz a importância dos apóstolos nos primórdios da igreja gentílica, encontramos em Efésios 4.11 e 1Coríntios 12.28-31, em que notadamente, por inspiração divina, Paulo nos orienta quanto aos que, Jesus colocou para lançarem as bases da Igreja, os apóstolos... portanto, são estes os apóstolos bíblicos... e aos nossos demais irmãos, a quem Deus deu dons espirituais, profetas, evangelistas, pastores e doutores, para o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo.
Por Cristo. Em Cristo. Para Cristo. Nos interesses de Sua Igreja.
0 comentários:
Postar um comentário